segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

15ª Jornada dos Campeonatos Distritais de Escolas

Escolas "A"
Jogo de Preparação
14 de Fevereiro de 2009
a
CAC (1) vs Odivelas "A" (12)
a
1. Virgílio Semedo
2. João Cunha
3. Tomás Nunes
4. Rayan Silva
5. André Santos
6. Rodrigo Ribeiro
7. Tiago Martins
8. Pedro Augusto
9. André Pereira
10. Hugo Barros
11. Flávio Silva
12. Pedro Rodrigues
13. João Amorim
a
Resumo: Um jogo difícil e mal disputado da nossa parte, que apenas serviu para fazer experiências com vista para a preparação da 2ª fase de campeonato.
a
Jogadores do CAC em destaque: Rayan Silva, Flávio Silva e Virgílio Semedo.
a
a
a
Escolas "B"
Série 1
14 de Fevereiro de 2009
a
Ota (2) vs CAC (6)
a
a1. Luis Pereira (2s)
2. Ivan Costa (1a)
3. Miguel Araújo
4. Fábio Santos (1g)
5. Francisco Fialho (1g, 3a)
6. Nuno Sualehe (1g, 1a)
7. Delfim Carmo (3g, 1a)
8. Mateus Rodrigues
9. Evanilson Oliveira
a
a
Resumo: Num jogo que seria decisivo para alcançarmos o objectivo de nos posicionarmos entre os 6 primeiros classificados da série, o adversário apesar de mal classificado, tinha alcançado uma vitória surpreendente na jornada anterior por números expressivos (2-6), o que fez com a concentração e empenho da nossa equipa tivessem que ser máximos.
a
Esse factor, fez com que de facto, a nossa equipa, iniciasse o jogo de forma muito rigorosa, criando desde cedo oportunidades de golo, e assumindo o controlo do jogo. Com facilidade alcançámos os 2 primeiros golos, e o adversário, só com rasgos individuais casuais, conseguia desequilibrar a nossa organização defensiva. Conseguiram reduzir para a diferença miníma (1-2 e 2-3), por duas vezes, mas a solidez e concentração que os nossos atletas demonstravam no seu jogo, permitiu que alcançassemos uma maior tranquilidade no resultado. Chegámos sem dificuldade aos 6 golos, que com um pouco mais de discernimento, seriam sem dificuldade mais 2 ou 3, os golos, por nós marcados. Realizámos sem dúvida, um bom jogo, e alcancámos os objectivos pretendidos para o mesmo. Não havendo dúvidas quanto à justiça do resultado.
a
É de destacar a forma como os nossos atletas encaram cada jogo e cada adversário, sempre com o máximo de respeito, procurando evoluir e obter um rendimento cada vez maior. Este jogo não fugiu à regra. Conseguimos acabar esta 1ª fase, em clara ascensão no nosso rendimento e no nosso êxito desportivo. A nossa mentalidade será a de aproveitar cada oportunidade para potenciarmos as nossas capacidades, fazendo do jogo o momento ideial para concretizarmos essa evolução.
a
Jogadores em destaque: Ivan Costa (processo defensivo); Francisco Fialho (processo ofensivo).
a
a

a
Escolas "B"
Série 2
14 de Fevereiro de 2009
a
CAC (2) vs Fut. Benfica (4)
a
1. Virgílio Semedo (4s)
2. Ricardo Monteiro
3. Tomás Nunes (1g)
4. Bruno Vitorino
5. Diogo Matos
6. Mateus Silva (1a)
7. Ieltsin Camões (1g, 1a)
8. Zack Blackwell
9. Iuri Rodrigues
a a
Resumo: Na última jornada desta série, pouco havia a decidir em termos classificativos para a nossa equipa, pois um lugar entre os 4 primeiros há muito que estava assegurado. Talvez, por isso, a nossa equipa nunca tenha demonstrado a atitude competitiva que já demonstrou ter noutros jogos. Situação que não se pode repetir, pois devemos entrar nos jogos sempre com o mesmo espírito competitivo, querendo sempre atingir o máximo de pontos possível, o máximo de golos marcados possível e o mínimo de golos sofridos possível.
a
A 1ª parte foi, no entanto, bem disputada, com uma entrada em jogo mais forte da nossa equipa, que pareceu surpreendida pelo jogo directo que o adversário tentou colocar no jogo. Devemos estar preparados para jogar contra qualquer tipo de jogo, pois na 2ª fase muitos serão os adversários que jogarão assim. Para isso, é preciso ser agressivo, atacando a bola e sobretudo manter a nossa forma de jogar, independentemente do adversário que temos pela frente. A equipa adversária adiantou-se no marcador com um golo fruto de alguma felicidade, num lance de fácil resolução por parte da nossa equipa. A reacção dos nossos jogadores não tardou, e conseguimos empatar o jogo, numa boa jogada, onde ficou provado que se tivéssemos feito o nosso jogo durante mais tempo, o resultado seria outro certamente. E foi já perto do intervalo que a equipa forasteira conseguiu o 2º golo, numa falha de concentração da nossa defesa.
a
Na 2ª parte, entramos com uma atitude positiva que depressa se desvaneceu, nunca conseguindo a nossa equipa impor o seu jogo, parecendo algo carente de competitividade e de agressividade. Perante todos estes factores, pensamos que realizámos uma das piores exibições da época, sendo surpreendidos por um adversário que ocupava o 13º lugar na classificação. No entanto, diga-se, foi com todo o mérito que a equipa do Futebol Benfica conseguiu avolumar o resultado, marcando mais 2 golos em que a falha de concentração dos nossos jogadores foi gritante. Apesar de o resultado estar em 1-4, esperávamos outra atitude da nossa equipa, pois a alegria de jogar nunca deve ser perdida e devemos sempre procurar jogar o nosso jogo, pensando que temos pela frente um adversário “normal” e não um adversário mais velho. Isto, porque sabemos que trabalhamos de forma dedicada e com uma qualidade capaz de provocar dificuldades a adversários mais velhos, como já fizemos variadíssimas vezes. Já perto do final, a nossa equipa ainda conseguiu reduzir para 2-4, trazendo alguma justiça ao resultado.
a
Resta-nos apenas esperar que este jogo tenha servido de lição para os nossos atletas, pois camisolas e lugares na classificação não ganham jogos. Se queremos ser os melhores, teremos de estar preparados para jogar contra adversários mais velhos e que gostam de jogar com a “bola pelo ar”.
a
Queríamos, no entanto, dar os parabéns aos nossos jogadores pelos bons resultados no final desta 1ª fase, pois conseguimos qualificar uma das equipas para a fase principal (onde existem os jogos mais competitivos) e colocar outra no 7º lugar (lugar de onde não poderíamos passar, pois não é possível passar as duas equipas nos 6 primeiros). Esperemos que as 2ªs fases sejam competitivas, e que consigamos atingir os nossos objectivos de aprendizagem e, também, os classificativos. Sobretudo que toda a equipa o faça com muita união, muito companheirismo e que aprendam os verdadeiros valores do desporto, jogando sempre com a alegria que o jogo de futebol merece nestas idades. Um obrigado, também especial, aos pais dos nossos jogadores e ao nosso delegado pelo a apoio e comportamento fantástico que tiveram para com a nossa equipa (jogadores e equipa técnica) ao longo de toda a 1ª fase.
a
Jogadores em destaque: Zack Blackwell e Diogo Matos.
a

2 comentários:

Anónimo disse...

Venho por este meio demonstrar o apoio incondicional a toda a estrutura técnica do CAC, nomeadamente aos treinadores da Equipa B de futebol e ao seu coordenador , cuja honestidade desportiva foi posta em causa no blog do CIF, pelo treinador deste clube.
Felizmente o bom senso prevaleceu e o autor desse infeliz comentário já se retratou e pediu desculpas formais aos nossos treinadores.
Nós pais sabemos, o quanto o trabalho deles tem sido importante na vida dos nossos filhos, não só a nível desportivo mas também na sua educação e formação humana. Estes treinadores "pegaram" em miúdos que tinham algum jeito para jogar "à bola" e conseguiram formar uma belíssima equipa de futebol, onde a camaradagem e união impera!
Nunca em todo este tempo em que acompanho o meu filho, nos treinos e jogos em que participa (e já lá vão 9 meses, 4 vezes por semana) ouvi ou vi algum comentário ou atitude menos própria da parte dos mesmos, que me fizessem pensar que o meu filho não deveria praticar o desporto que tanto gosta no CAC.
Perder e ganhar faz parte dos ensinamentos para a vida, e é isso que penso que tem sido transmitido aos nossos filhos no CAC. Todos nós sabemos e vimos a tristeza com que os miúdos saem dos jogos em que perdem e, nenhum de nós ousaria sequer pensar em insinuar que neste ou naquele jogo seria bom perder.....
Seria bom que todos os adultos que acompanhem estas crianças tivessem algum bom senso e não alimentassem polémicas como a que se assistiu. São apenas crianças que gostam de jogar "à bola"!!!.....
Por fim, gostaria de acabar desejando a continuação do bom trabalho que têm feito e boa sorte para as fases seguintes. Perdendo ou ganhando os nossos meninos terão sempre o nosso apoio!!!....

P.S. não escrevi qualquer comentário no blog do CIF porque penso que os pais dos jogadores do CAC foram muito bem representados pelo comentário do Arsénio Fialho (pai do Francisco Fialho).

Conceição Araújo (mãe do Miguel Araújo)

paulozamorano disse...

subscrevo na totalidade o comentário do Arsénio (Pai fo Francisco).